A geração do futuro

Por Aline Martins

A geração y é um conceito de Sociologia, que se refere aqueles nascidos entre 1978 á 1990 uma geração que nasceu em uma época de grande avanços tecnológicos, considerada a era digital.

Esses jovens estão acostumados a ter tudo o que querem e por isso são considerados a geração do futuro.

Eles já foram tratados como irresponsáveis,distraídos e insubordinados, mas o que essa geração realmente quer, é buscar oportunidades no mercado de trabalho e serem reconhecidos, buscando salários e cargos ambiciosos.

Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. Na questão “qual pessoa gostariam de ser?”, a resposta “equilibrado entre vida profissional e pessoal” alcançou o topo, seguida de perto por “fazer o que gosta e dá prazer”. O estudo, desenvolvido por Ana Costa, Miriam Korn e Carlos Honorato e apresentado em julho, tentou traçar um perfil dessa geração que está dando problema para pais, professores e ao departamento de RH das empresas.

Esses jovens hoje estão procurando crescimento profissional, mas não é só isso que estão em busca, estão a procura do bem estar, lazer e meio ambiente.

O mercado de trabalho ainda esta se adaptando a essa nova geração tentando entender e a lidar com essa nova forma de trabalho.

Uma oficina sobre carreiras com estudantes da Faculdade de Administração da USP mostrou que a prioridade da maioria deles é ter “estilo de vida”, ou seja, integrar o emprego às necessidades familiares e pessoais e não o contrário.

A diferença em relação às juventudes de outras décadas é que, hoje, eles não abrem mão da liberdade.

Por isso a geração y é considerada a geração do futuro, que em um futuro não muito distante estarão nos cargos de chefias selecionando novos jovens para o mercado de trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s